20.4.07

fiz o brasil chorar


Grande Paolo Rossi!!
Pelo menos para os italianos.
O atacante italiano é até hoje considerado o carrasco daquela maravilhosa seleção de 82, apesar de alguns ainda insistirem em colocar a culpa no Cerezo.
Paolo Rossi começou sua carreira nas categorias de base da Juventus, e era considerado um jogador mediano. Sem muito destaque pelo clube de Turim, foi emprestado ao Como na temporada 75/76, onde também não mostrou muita coisa. Mas na temporada seguinte ele começou a mostrar o estilo que o consagraria. Jogando pelo Lanerossi Vicenza, da 2ª divisão do campeonato italiano, fez 21 gols e ajudou o clube a subir.
Logo na primeira participação do modesto clube na principal divisão italiana, Rossi foi o artilheiro da competição, levando o Lanerossi ao vice campeonato.
Apesar de ter jogado também pelo Milan, Perugia e Verona, suas maiores conquistas foram mesmo pela La Vecchia Signora. Lá ele ganhou 2 scudettos, 1 Copa da Itália e 1 Champions, além de 01 Supercopa e 01 Recopa.
Paolo Rossi por pouco não ficou de fora do Mundial de 82, já que 2 anos antes foi pego em um esquema de apostas clandestinas na loteria esportiva italiana.
Na copa, além dos 3 gols da desgraça do Sarriá, o atacante ainda viria a marcar mais 2 vezes na semi final contra a Polônia , além do gol na final, contra os alemães.
O atacante encerrou sua carreira em 1987, aos 31 anos, com problemas no joelho.
Em 2002, ano em que sua maior conquista completava 20 anos, lançou sua autobiografia:
“Fiz o Brasil chorar.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma palavrinha carinhosa pro Paolo:
vai pra puta que te pariu!