28.11.06

hai kai futebolísticos.

Aprendi com meu amigo Gil, no seu Limão Azedo, o que é um Hai Kai. Segundo ele, e eu não tive a menor paciência para pesquisar e ver se é verdade, é um tipo de poema japonês muito antigo, que não pode expressar opinião, mas sim sentimentos, fatos e outras coisas. Pode ter rima ou não. O Hai Kai tem uma construção engessada, ( 5 sílabas / 7 sílabas / 5 sílabas), e quando foge dessa regra é chamado de "poemínimo". Tudo isso aprendi com o Gil.
Ele escreveu uns bem legais, mas o Gil é todo poeta, e eu vou aqui, no Caneladas, apenas fazer alguns que tenham como tema o futebol. Vocês vão perceber que alguns terão rima, outros às vezes serão "poemínimos" (ele tem razão, esse nome é ótimo!!), mas dificilmente algum deles fará sentido.
Começo com um hai kai em homenagem ao Rogério Ceni.

" O pé na bola
A mão do bom arqueiro
Joga prá fora"

Se você quiser se arriscar e fazer um também, é só me mandar... Os melhores eu publico.

Um comentário:

Anônimo disse...

'Gordo imenso:
pare de ser baleia
e coma menos!'

Não é sobre futebol mas sim sobre a gorduchinha!
Você é Rédiculo. Beijo.