30.1.07

clericus cup

Não sou um cara muito religioso a ponto de freqüentar missas ou mesmo de ir até a igreja com alguma freqüência, mas também não sou daquele tipo que zomba de Deus e sai por aí se dizendo agnóstico ou ateu só porque hoje em dia isso virou “cool”. Não que eu acredite em Adão e Eva e outras histórias sobre a criação do mundo, pelo contrário, fecho com Darwin e seus primatas, mas acho bem interessantes algumas passagens bíblicas, sou bem curioso com os milagres, não só os de Cristo, e costumo rezar de vez em quando. Como vocês podem ver, não sou um católico exemplar, e Deus, que é um cara bem esperto, sacou isso e achou uma maneira de me aproximar mais da religião. Por meio de um de Seus enviados, o cardeal Bertone, lançou a Clericus Cup. Isso mesmo, um torneio de futebol envolvendo 16 times formados exclusivamente por religiosos, seminaristas e sacerdotes.
O torneio, muito bem organizado, já divulgou o seu regulamento, e contará com três fases: a fase eliminatória, as quartas e as finais (semi e finalíssima). Os jogos serão no meio da semana e aos sábados, sendo vedada a realização de jogos aos domingos. Todos eles com horários entre 15:00 e 21:00 horas.
É interessante que se tenha notícias de coisas assim vindo do Vaticano, porque eu sempre tive uma visão muito fechada de lá, como a de um ambiente extremamente sério e dedicado apenas ao estudo da religião e da condição humana. Com a morte de João Paulo II e a nomeação de Bento XVI, essa visão se aprofundou um pouco mais, pois o novo Papa me parece ser um sujeito bem ranzinza. Mas acho que é porque eu não o vejo como uma pessoa velha o suficiente para ocupar tal cargo. Uma besteira, dessas que só ocorrem dentro da minha cabeça.
Mas a Clericus Cup veio pra mudar essa minha visão. Os seminaristas também se divertem, jogam futebol e pode ser até que sejam capazes de, após as partidas, se reunirem numa churrasqueira e queimarem uma carninha, tirando sarro de um frango tomado ou um gol inacreditavelmente perdido.
Sim, o Vaticano é muito mais que uma sala de aula repleta de obras de arte e riquezas no seu subterrâneo. Lá, além de ditarem as tendências e doutrinas católicas, eles também sabem jogar futebol.

Nenhum comentário: