7.2.07

e tem jogador que reclama da bola...


Os ingleses acham que foram eles que inventaram o futebol, mas algumas pesquisas e descobertas indicam que muito antes dos súditos da rainha chutarem a primeira bola de couro, outras civilizações já faziam algo muito parecido.

Esse "algo muito parecido" não era exatamento o futebol, pois ainda não existiam regras claras e outras peculiaridades que definem o jogo como hoje nós o conhecemos, mas tinham algumas similaridades.

Além da origem inglesa, existem outras cinco hipóteses sobre a origem do esporte.

Umas delas remete à China antiga, por volta de 3.000 a.C. Na verdade não era bem um jogo, mas um treinamento militar. Após as guerras, os soldados formavam equipes para chutar as cabeças dos inimigos derrotados. Com o tempo as cabeças foram substituidas por bolas de couro revestidas com cabelo. O jogo consistia basicamente em passar a cabeça de pé em pé sem deixá-la cair no chão, até conseguir levá-la até duas estacas fincadas no chão. Mais ou menos como o 3 dentro 3 fora.

No Japão também era jogado algo pareceido com o futebol, porém seu nome era Kemari. O jogo era diputado num campo de aproximadamente 200 m quadrados, e a bola era feita de fibra de bambú. Entre as regras, havia a proibição do contato físico. Os times eram formados por 8 jogadores. Foram encontrados relatos de partidas entre chineses e japoneses.

No século I a.C. os gregos praticavam o Episkiros, que era disputado entre equipes de 09 jogadores num campo retangular. Em Esparta, os militares faziam suas bolas com bexiga de boi cheia de areia ou terra. Nesta cidade, porém, as equipes contavam com 15 jogadores. Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a sua cultura e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.

Outra forma de jogo violento vem da Idade Média. O Soule ou Harpastum era praticado por militares que dividiam-se em duas equipes de 27 jogadores cada: os defensores e os atacantes. Imagine um time só de Luganos contra um de Serginhos Chulapa. Entre as regras, era permitido usar socos e outros golpes violentos, como rasteiras e pontapés. Existem relatos de mortes durante as partidas. E elas não paravam por causa disso.

Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente, por questões sociais típicas da época medieval. Como o barulho e a violência eram muito grandes, o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo.

Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado, tomando a forma do futebol como nós o conhecemos hoje.


Um comentário:

Sica disse...

não mudou muito coisa não...