24.2.07

o circo vai começar

Vai começar mais um campeonato de Fórmula 1, e como todo ano, eu prometi a mim mesmo que dessa vez vou assistir a todas as corridas. Vamos ver se eu consigo bater meu recorde de 07 gp´s consecutivos de começo de temporada.
Sempre gostei bastante de Fórmula 1, independente de ter brasileiro competindo ou não, como foi nos últimos anos, afinal não dá pra dizer que o Rubinho e o Felipe Massa estavam competindo. Eles estavam lá, e só. Esse ano parece que vai ser diferente, pelo menos pro Massa.
Eu era muito novo e não entendia direito do esporte, mas era legal ver o Senna e o Piquet correndo. O que era mais legal é que eles não se davam bem. Se na pista as coisas eram equilibradas, fora dela o Piquet sempre levou vantagem. Mais espirituoso, sempre tinha alguma coisa engraçada pra falar, como por exemplo questionar a sexualidade do outro. Mas o Senna tinha, além de um enorme talento, a Globo e o Galvão ao seu lado.
Não sou desses esquerdinhas chatos que acham que a Globo comanda tudo e todos, inclusive não gosto muito desse povo (esse tipo de gente que vai ao Mcdonald´s com uma camiseta do Rage Against the Machine e se acha o máximo, quando na verdade o seu maior sonho é conhecer a Disneylândia!). Mas acho sim que a Globo sempre tendenciou a mitificar o Senna. O cara era realmente muito bom, um dos melhores de todos os tempos, mas o Piquet não era tão bom quanto ele? Por quê então não dispensar o mesmo tratamento ao piloto carioca? Ora, porque ele não era bonzinho o suficiente. A Globo sempre adorou uma demagogia, criar mitos de carne e osso e outras besteiras do tipo, e além de tudo, o Senna sempre foi muito amigo do Galvão, ao contrário do Piquet, que vive descendo a lenha no apresentador.
Mas então, a temporada vai começar, e depois de muito tempo, sem o incrível Schumacher e o seu sempre inabalável favoritismo. Temos alguns pilotos muito bons, como o Alonso, mas ninguém que possa ser comparado aos outros citados neste post.
Muita gente se pergunta se o Schumacher foi melhor que o Senna, ou se o Fangio era melhor que os dois. Acho que não dá muito pra comparar, porque você olha na foto ali no alto e vê uma época de pilotos incríveis, com Senna, Prost, Mansell e Piquet, e o alemão não está lá. Mas como desqualificar um cara que ganhou sete títulos mundiais e é dono da maioria dos recordes da categoria? Foram todos excelentes. Não é preciso que se tenha “o melhor de todos os tempos”, e sim o melhor da temporada.
O campeonato promete ser bem equilibrado, e não dá pra apontar ninguém como favorito.
E a Globo, será que continua apostando no Barrichelo ou agora a vez é do Massa?
Pra falar a verdade, não vejo a hora do Nelsinho disputar uma temporada.

A ordem dos Gp´s:

Gp da Austrália
Gp da Malásia
Gp do Bahrein
Gp da Espanha
Gp de Mônaco
Gp do Canadá
Gp dos USA
Gp da França
Gp da Inglaterra
Gp da Alemanha
Gp da Hungria
Gp da Turquia
Gp da Itália
Gp da Bélgica
Gp do Japão
Gp da China
Gp do Brasil

3 comentários:

Silêncio de Chumbo disse...

Bom texto!
Formula é um grande esporte... eu parei de acompanhar tanto depois da morte do Senna.. mas aos poucos volto a assistir... não sei pq mas a globo tem esperança no barrichello, mas acho que esse ano será bom pro Massa...
=)

Gil disse...

O Massa é um novo protótipo de fracasso anunciado Bozó...
Vai ganhar umas corridas, perder outras, disputar o segundo lugar e talz...
Posso estar enganado (como muitas vezes) mas pra mim ele tem o mesmo problema que a maioria dos esportistas brasileiros, a falta de vontade de ser o primeiro...

Unknown disse...

Pare de escrever bobagens!
O time brasileiro perdeu de 6 x 0 na Clericus Cup e você falando de F1! Pô!