4.12.06

eleição dos melhores - parte 03

Ronaldinho Gaúcho, Canavarro ou Zidane?

Pois é, um desses três será escolhido o Melhor Jogador do Mundo no dia 15.
Enquanto neste ano Ronaldinho ganhou o prêmio pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais e a revista francesa France Football elegeu Canavarro o melhor, lhe dando sua Bola de Ouro, Zidane chega a disputa credenciado por sua obra. Já aposentado, o título soaria como homenagem.
Se o prêmio ficar com o Zidane ou Ronaldinho, estará em boas mãos, nada a contestar.
Mas o Canavarro não. Tudo bem, o cara é bom pra cacete, ganhou a Copa e tudo o mais, mas daí até ser o melhor jogador do mundo tem muito mingau pra rolar. Tenho certeza que se no lugar dele estivesse o Lugano ou até mesmo o Lúcio, a Itália teria sido campeã do mesmo jeito. O cara é bom, mas não é melhor que o Nesta, por exemplo, só pra ficar nos defensores italianos. Nada contra quem joga na defesa, mas tem que fazer a diferença. O Oliver Kanh, em 2002, fez a diferença. O goleiro alemão levou a sua seleção até a final. Ok, chegando lá falhou e entregou, mas sem ele a Alemanha não teria nem chegado.
O Ronaldinho, apesar de sua atuação na Copa, fez a diferença no Barcelona. Durante todo o 1º semestre jogou muito, e ganhou não só o Espanhol como também a Champions. Decidiu várias partidas e fez diversos golaços, além de jogadas espetaculares.
Sobre o Zidane não tem nem o que se falar. Não teve uma temporada brilhante, mas foi a principal peça da Copa. Anunciou a aposentadoria e fez com que todo o mundo acompanhasse os jogos da França com muito mais atenção. Por tudo o que fez pelo futebol, seria uma homenagem justíssima.
Como não sou eu quem escolho, vou ter que esperar até sair o resultado. Mas aposto no brasileiro, apesar de preferir o Zizou.

Nenhum comentário: