8.12.06

futbol club barcelona


“Som més que um club”. Esse é o lema do Futbol Club Barcelona, o clube mais rico a participar deste campeonato. Fundado em 1899, o time espanhol tenta o seu primeiro título mundial. Uma das características mais marcantes do clube é a sua resistência em estampar marca de patrocinadores em sua camisa, traço da personalidade forte do povo catalão, povo que em 1922, na inauguração do 1º estádio do clube, o Lês Corts, vaiou a marcha real, num sinal de descontentamento com a monarquia. O campo foi interditado por 6 meses e o seu fundador e presidente, o suíço Hans Gamper, foi exilado.
A rivalidade com o Real Madri remete à Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939, período em que o clube viveu a sua pior crise, devido sua conotação republicana.
O clube, que havia virado símbolo da luta contra o franquismo, foi pressionado a deixar o Real vencer a disputa pela meia-final da Copa da Espanha de 1943. Após vencer o primeiro jogo por 3x0, deixou-se bater no segundo por 11x1.
Hoje o Barça manda seus jogos no Camp Nou, um moderno estádio com capacidade para 98.678 pessoas. Possui inacreditáveis 144.892 sócios.
Entre as estrelas que já passaram por lá, estão nomes como Diego Maradona e Johan Cruyff, além de Romário, Hristo Stoitchkov, Ronaldo e Rivaldo. Na década de 50 o húngaro Lásló Kubala era o principal jogador, e chegou até a ser considerado o melhor de todos os tempos.
O Barcelona é favoritíssimo ao título, apesar de algumas baixas, como Samuel Eto´o e o argentino Leonel Messi, que estão machucados. Em 1992 disputou o título com o São Paulo, e após abrir o placar com Stoitchkov, em um chute certeiro da intermediária sãopaulina, tomou a virada, com gols de Muller e Raí, e acabou levando a pior.

Principais Títulos:

- 18 Campeonatos Espanhóis
- 24 Copas da Espanha
- 07 Supercopas da Espanha
- 04 Copas Eva Duarte
- 02 Copas da Liga
- 02 Ligas dos Campeões da UEFA
- 04 Recopas Européias
- 04 Taças da UEFA
- 02 Supercopas Européias
- 01 Taça de Amsterdã
- 01 Pequena Taça do Mundo
- 03 Copas Latinas

De olho nele:

É difícil destacar um jogador só nesse time, mas o brasileiro Ronaldinho Gaúcho é mesmo a maior estrela. Este ano comandou o Barça na conquista do Espanhol e da Liga dos Campeões, e apesar de ter feito uma Copa do Mundo bem abaixo das expectativas, assim como toda a seleção brasileira, tem subido de produção e foi indicado como um dos 03 melhores do mundo em 2006, podendo levar o prêmio pela 3ª vez consecutiva.
O jogador, de 1,81 m e 80 kg, é o responsável pela armação das principais jogadas da equipe, além de chegar a frente para finalizar. É o maior acrobata do futebol na atualidade, e suas jogadas e gols espetaculares são a maior esperança da torcida catalã.



5 comentários:

Anônimo disse...

Pô, negrão! Na final de 92 os dois gols foram do Raí: um de barriga, depois de uma linda jogada do Muller ( se não me engano em cima do Nadal ) e o da virada naquela cobrança magistral de falta.

Anônimo disse...

Na verdade o Mazó é um cara de vanguarda, um homem a frente do seu tempo. Ele quis dar os créditos ao Muller porque se não fosse aquela jogada o gol não existiria. No futuro, a autoria de gols como esse será dividida, para motivar os jogadores que deixam outros na cara do gol e acabar com o estrelismo de alguns artilheiros. Já está na pauta da Fifa.

mazo disse...

A jogada do Muller foi em cima do Ferrer, que inclusive foi dispensado pelo clube no ano seguinte.

Anônimo disse...

Tem razão, negrinha! Eu tava na dúvida entre o Nadal e o Ferrer, mas foi no Ferrer, mesmo.
Dá pra ouvir o Luciano do Valle dizendo, na narração: " é só passar pelo Ferrer...".
Veja no link:
http://www.youtube.com/watch?v=rpLcu1dFVF0

Anônimo disse...

Negrão: o Ferrer ficou no Barça até 98.